Home Data de criação : 09/04/30 Última atualização : 13/10/08 12:05 / 299 Artigos publicados

Dicas para Contação de Histórias - por Karla Morelli  (Literatura e ensino) escrito em quarta 17 novembro 2010 22:07

Contação de Histórias, Karla Morelli

 DICAS PARA UMA ÓTIMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Karla Morelli*

COMPTE_BLOGOF outraspalavras : REVISTA OUTRAS PALAVRAS, Dicas para Contação de Histórias - por Karla MorelliPara se fazer uma ótima contação de histórias é necessário que haja muita criatividade e que não se tenha a maldita da pressa, esta que é a principal, senão for a única, suspeita por acabar e ser inimiga da perfeitissíma perfeição. Aliás, quem tem pressa come cru.

Para que aconteça uma ótima contação, tem que se escolher um bom livro, que desperte o interesse de quem vai contar e de quem vai ouvir a história. E se, no meio da contação, você se perder, não se preocupe, caro leitor, é pra isso mesmo que existe o improviso, nem todos tem a habilidade de usá-lo, mas ele é um pobre coitado, pois muitas vezes, quando entra na história, o ouvinte nem o percebe. O improviso, quando é muito bem utilizado é um dos principais recursos, se não for o principal, para a conclusão e a finalização da bendita contação de histórias. O ideal é que ele não transpareça na sua apresentação, pois se resolver transparecer, já não é mais considerado como um improviso, mas como uma péssima atuação do contador.

Sabe, meu caro leitor, fazer uma ótima contação de histórias não é fácil não, dá muito trabalho, pois o método para contar histórias exige tempo e já se inicia no momento em que você escolhe um livro para apresentar; mas, afinal, o que realmente deve-se escolher? Pois as escolhas são extremamente difíceis, decisivas e pessoais; o que eu gosto, não é necessariamente o que você pode e deve gostar e isso muitas vezes gera o conflito.

Desculpe-me a dispersão, caro leitor, voltemos ao método para uma ótima contação.  Após a escolha de um livro, o próximo passo é que a história dever ser obrigatoriamente adaptada, pois imagine se você fizer uma contação e ficar preso nas linhas do livro, isso poderá ser fatal, pois se você se perder no texto, poderá até tentar improvisar, mas preso na narrativa, jamais conseguirá voltar à contação - e uma palavra esquecida é o assassinato da narrativa.

Após adaptar a história e ensaiá-la quantas vezes for preciso (o ensaio pode ser individual, na frente de um espelho, ou apresentado para pessoas fiéis a você, que digam a verdade sobre o que estão ouvindo e vendo, se realmente a contação foi boa ou péssima) é necessário criar o seu próprio figurino, o mais indicado é que seja: calça, camisa/camiseta e calçados pretos - pois não é você que tem que chamar a atenção do público e sim a história que será apresentada - e seu estilo próprio para narrar.**

Preparado para desempenhar a contação, com a história escolhida já adaptada, ensaiada e memorizada, com um figurino ideal, e com seu estilo próprio de narrar, você pode marcar o dia e o local para realizá-la. Ah, só mais um detalhe, se você quiser, pode utilizar bonecos, objetos, trilha sonora, etc... Estes recursos vão da criatividade de cada um.

Agora é só apresentar a história e se preparar para as críticas e elogios que irão vir.

___________________

* Estudante de letras na UEM e contadora de histórias. Contato: karlamorelli@hotmail.com - Texto feito para a disciplina de Literatura e Ensino - Letras/UEM.

** Veja foto com a autora contando histórias para crianças caraentes da cidade de Mandaguari/PR.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.82.144.55) para se identificar     


4 comentário(s)

  • Maria do Céu mailto

    Sex 22 Nov 2013 21:57

    Adorei seu texto, ando buscando informações sobre contação de história pois sou pedagoga estou trabalhando como bibliotecária e sou auxiliar cultural e por encantamento decidi ser contadora de histórias, mas quero mais informações a respeito e dicas se você me perguntar você tem talento para tal coisa te respondo sim! só não sei por onde começar por isso te peço algumas dicas se você puder me ajude.

  • Raquel mailto

    Seg 07 Out 2013 20:56

    Boa tarde

    Sou Bibliotecária de uma biblioteca escolar,to com muita dificuldade na contação de histórias,to precisandno urgente de varias dicas!

  • Karina

    Sex 06 Jul 2012 14:38

    Texto lindo! Parabéns!

  • Denise Arantes mailto

    Qua 20 Jun 2012 18:53

    Amei seu texto! Claro, objetivo e ao mesmo tempo, encantador! Parabéns e sucesso!


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para outraspalavras

Precisa estar conectado para adicionar outraspalavras para os seus amigos

 
Criar um blog